A Enel Distribuição São Paulo divulgou na última quinta-feira, 8 de dezembro, detalhes do Plano Verão 2023, preparado para agilizar o atendimento à população em momentos de crise, que acontecem com maior frequência na temporada de chuvas, de dezembro a março. Somente neste ano, a companhia investiu R$ 1,26 bilhão em ações voltadas principalmente à melhoria da qualidade do serviço prestado em toda a área concessão, que envolve 7,9 milhões de unidades consumidoras, em 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo. Do total investido, R$ 318 milhões foram em novas tecnologias, R$ 593 em manutenção de rede e R$ 358 milhões em expansão.

A Enel SP também apresentou o novo Centro de Operações, que funciona dentro da sede da companhia, transferida há pouco mais de um ano do município de Barueri para um prédio moderno na região da Chácara Santo Antônio, na capital. O Centro de Operações é responsável pela supervisão e controle do sistema elétrico de toda a região atendida pela concessionária e incorporou mais tecnologias e segurança para o monitoramento da rede com maior eficiência.

Entre as tecnologias disponíveis, destacam-se os sistemas de self healing e equipamentos de Telecontrole, sendo que foram investidos R$ 46 milhões em 2022 para a ampliação desses sistemas. A Enel SP vai encerrar o ano com cerca de 10 mil equipamentos deste tipo na rede de média tensão, número oito vezes maior do que o registrado em 2015, tendo crescido 26% só nos últimos dois anos.

O recurso permite identificar de forma mais ágil possíveis falhas na rede elétrica causadas por fatores externos, como queda de árvores sobre a fiação, descargas atmosféricas ou acidentes envolvendo veículos e postes. Com o self healing, é possível reconfigurar a rede de forma automática, em menos tempo, e normalizar o serviço para boa parte dos clientes afetados pela interrupção inicial em questão de minutos. Os equipamentos de telecontrole são supervisionados a partir do Centro de Operações, que consegue comandar à distância a Rede Elétrica.

De acordo com Dárcio Dias, responsável por Manutenção e Operação da Enel Distribuição São Paulo, a eficiência deste projeto, em conjunto com outras tecnologias aplicadas na rede, pode ser observada na duração das interrupções no fornecimento de energia elétrica aos clientes da Enel SP. Segundo Dia, com a ampliação exponencial dos sistemas de telecontrole e digitalização da Rede, foi reduzida em cerca de 44% a duração equivalente de interrupção de fornecimento aos clientes nos últimos seis anos.

A Enel SP vem treinando as equipes para aumentar a expertise nos serviços em linha energizada, o que ajuda a reduzir o impacto dos desligamentos para os clientes. Também vem investindo em tecnologias para agilizar a manutenção preventiva por meio de inspeções com helicópteros em linhas de subtransmissão e, com drones, em redes de distribuição em áreas de difícil acesso. A concessionária realizou 340 mil podas para desobstrução da rede elétrica em 2022, um investimento de R$ 62 milhões no ano. Também implementou a poda robotizada, que permite cortar galhos de árvores de forma segura utilizando equipamento hidráulico acoplado a um braço mecânico em um caminhão de cesto aéreo.