A Enel Chile concluiu a venda da Enel Transmisión Chile para a Sociedad Transmisora Metropolitana, controlada pela Inversiones Grupo Saesa. A STM pagou US$ 1,39 bilhão pelos 99,09% de participação da Enel Chile na transmissora. Como parte da transação, a STM também pagou os empréstimos intercompanhias da Enel Transmisión Chile. O processo de venda começou no último dia 7 de novembro, com uma oferta pública de aquisição e foi concluída em 6 de dezembro.
De acordo com a empresa, a transação está alinhada com o atual Plano Estratégico do Grupo Enel, com o objetivo de direcionamento nos principais negócios em países como o Chile, saindo de negócios que não estão mais alinhados com a estratégia do Grupo, como o segmento de transmissão.
O Grupo Saesa é o maior distribuidor de energia do sul do Chile, fornecendo eletricidade a cerca de 950 mil clientes e opera 2.280 km de linhas de transmissão e 75 subestações. Além disso, possui mais de 275 MW de capacidade de geração de energia. Os controladores do Grupo Saesa são os fundos de pensão canadenses Ontario Teachers’ Pension Plan e Alberta Investment Management Corporation, com 50% de participação cada.