A Cemig SIM abriu licitação para construção e conexão de 23 plantas solares em 13 cidades mineiras, o que deverá dobrar o volume disponibilizado para o mercado mineiro de compensação de energia. O edital de R$ 350 milhões integra o plano estratégico de investimentos de R$ 1 bilhão da holding até 2025, totalizando 275 MWp de potência instalada.
O pregão eletrônico para o fornecedor “Full EPC” (Engineering, Procurement and Construction) será realizado no portal de compras e licitações da companhia. Serão ofertados 4 lotes de UFV, individualmente, e um 5º lote final englobando as UFVs, podendo ser este o vencedor de toda licitação, se o preço total for inferior ao valor da soma dos 4 lotes individualmente.
As usinas estão previstas para oito regiões do estado, nos municípios de Patrocínio, Monte Carmelo e Serra do Salitre (região do Alto Paranaíba/Triângulo Mineiro); Pains (Oeste); Passos, Boa Esperança, Borda da Mata e São Gonçalo do Sapucaí (Sul); Jequitibá (Central); Diamantina (Jequitinhonha); São Gonçalo do Pará (Centro-oeste); Caeté (Região Metropolitana de Belo Horizonte); e Alfredo Vasconcelos (Campo das Vertentes).
Segundo a empresa, a energia futura gerada pelos empreendimentos será suficiente para atender ao consumo mensal de aproximadamente 100.000 unidades residenciais, com gasto médio de 250 kWh/mês. A ideia é atuar cada vez mais num segmento que cresce progressivamente e fortalece o processo de transição da matriz brasileira.
“O foco da Cemig SIM é atingir 30% de participação no mercado mineiro de Geração Distribuída (GD), em três anos. Esse pacote, além de confirmar nossa expansão, refletirá no aumento da oferta de energia”, conclui diretor de Negócios da Cemig SIM, João Paulo Campos.