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A Ezzing Solar expande as suas operações na América Latina. A empresa, fundada em 2013 por Alberto Cortés e Víctor Sancho, acredita na geração distribuída de energias renováveis e em soluções inovadoras (smart solutions) para o mercado, que oferecem alternativas ao sistema elétrico tradicional, conhecido como sistema de energia distribuída. De acordo com Alberto Cortés, é um sistema em que todos ganham. “O consumidor ganha gastando menos com energia e a economia local ganha com a criação de novos empregos e, claro, nosso planeta se beneficia porque é energia renovável”, disse Cortés.

A Ezzing Solar oferece uma plataforma de software como serviço (SaaS) B2B, que conecta os diferentes players da cadeia de valor de venda, compra e implementação de sistemas fotovoltaicos, ajudando a reduzir custos e a aumentar a economia, em escala. A plataforma de simulador digital da Ezzing Solar facilita e agiliza todo o processo de compra e venda de uma instalação fotovoltaica. Em poucos minutos o usuário sabe o preço que vai pagar e a empresa é capaz de projetar a instalação, sem sair do escritório. A companhia usa imagens de satélite e análise de sombreamento, para projetar sistemas fotovoltaicos.

Para a companhia, com sua localização privilegiada e a quantidade de sol que recebem, os países latino-americanos são candidatos óbvios para a disseminação de painéis solares. No Brasil, a economia com painéis solares fica, em média, entre 30% e 80% na conta de luz, o que, com os preços atuais, é um grande alívio. No entanto, essa economia, em alguns casos, pode chegar a até 90%. Os painéis se pagam em cerca de quatro anos e, devido ao aumento dos preços da eletricidade, esse período de retorno do investimento é cada vez menor. Por esta razão, prevê-se que as instalações de sistemas fotovoltaicos devem aumentar cerca de cinco vezes até 2030. Até agora, a vida média de um painel solar era de cerca de 25 anos, mas com os últimos avanços e melhorias nos materiais, seu uso pode durar até 40 anos.

Segundo o country manager Brasil da Ezzing Solar, Albert Garcia, as perspectivas são de franca expansão do setor. “A relação entre a quantidade de luz solar que o Brasil recebe e os preços cada vez mais altos da eletricidade gerada pela matriz hidráulica (ou seja, que depende da chuva) são fatores que devem seguir impulsionando o crescimento do mercado fotovoltaico no país. Um preço de eletricidade instável, e cada vez mais caro, torna a energia solar cada vez mais interessante. O mercado de energia solar no Brasil cresceu mais de incríveis 360% e as previsões não apontam uma redução desse crescimento”, explicou.

Albert Garcia, country manager Brasil da Ezzing Solar

Ele ainda destacou que a regulamentação ainda é muito favorável, com retorno do investimento entre 3 e 5 anos. “É um produto financeiramente bastante interessante e que, além disso, ajuda a mitigar as mudanças climáticas. Este último fator ainda não parece ser a razão principal da busca por sistemas fotovoltaicos no Brasil, mas acho que vai ganhar força à medida que aumenta a conscientização das pessoas sobre o assunto”, ressaltou.

Albert Garcia afirma que o Brasil é privilegiado pela quantidade de luz solar que recebe durante todo o ano e, ao mesmo tempo, possui uma das contas de energia mais caras do continente. “Esses dois fatores, combinados com o potencial econômico do País e a tendência mundial de investimento em energia renovável, nos fazem acreditar que o Brasil poderá ser um dos maiores mercados solares do mundo, em um futuro não tão distante”, disse.

A empresa optou pelo mercado brasileiro pois ainda existem muitas oportunidades ainda não exploradas. “O Brasil tem uma grande cultura e estrutura de financiamento, que viabiliza o usuário a comprar um sistema que, de outra forma, ele não teria condições de pagar. O país também conta com uma grande disponibilidade de mão de obra esperando ser treinada e qualificada para participar desse crescimento, o que nos deixa confiantes de que não só o potencial de expansão existe, mas também que o Brasil conta com os recursos humanos para materializá-lo. Acreditamos que podemos trazer todas as lições aprendidas na Europa ao longo dos anos de atuação da Ezzing Solar no mercado europeu, participando dessa transição que se inicia no Brasil. O objetivo da Ezzing Solar é ser o parceiro tecnológico ideal dos grandes players no mercado brasileiro fotovoltaico, para desenvolver ou escalar seus negócios” apontou Garcia.

Para finalizar, o country manager Brasil da Ezzing Solar afirmou que os planos da empresa para 2023 é seguir encontrando novos clientes, estabelecer parcerias estratégicas e relevantes de software e de operações, e consolidar a Ezzing Solar no Brasil como pioneira na oferta de uma plataforma de software como serviço (SaaS) B2B, que conecta os diferentes players da cadeia de valor de venda, compra e implementação de sistemas fotovoltaicos, ajudando a reduzir custos e a aumentar a economia, em escala.

“Com a Ezzing Solar, as grandes empresas e parceiros podem inovar e criar novos modelos de negócios, canais de receitas e aumentar o engajamento com seus clientes, bem como se prepararem para o futuro de forma que sejam protagonistas nesse setor. Assim como já acontece na Europa, onde a Ezzing Solar é reconhecida como uma solução estruturada e confiável, queremos ajudar as corporações e as grandes empresas no Brasil a entrarem no mercado fotovoltaico, bem como contribuir para o crescimento das empresas que já atuam nessa área”, finalizou.