A Eletronorte realizou na última segunda-feira, 12 de dezembro, a solenidade de Certificação dos Operadores e Kick-Off do Novo Centro de Operação Integrada de Geração e Transmissão (COI-GT), em Brasília.
O Centro nasce com o desafio de reinventar uma função básica da empresa: o processo operar. Para além da integração, trata-se de um centro de contingência para melhoria do processo. O Operador em Tempo Real terá assistência virtual para que possa operar com qualidade e tranquilidade, levando um serviço cada vez melhor para a sociedade.
Antonio Augusto Pardauil, diretor-presidente e diretor de Operação e Manutenção da Eletronorte, destacou que o processo de operação está conectado com as práticas e tecnologias mais avançadas no setor. “O que estamos vivenciando aqui é fruto do trabalho de equipes atentas ao que há de mais inovador. E esse é só o começo de um desafio ainda maior, que vai trazer ainda mais conectividade, confiabilidade e integração dos nossos centros. Temos muitas novidades vindo por aí, contribuindo para a otimização do processo produtivo.”
Hoje o Centro já recebe visitas de empresas e instituições do setor, como a Chesf, Petrobras e o Operador Nacional do Sistema, para conhecer não só a infraestrutura, como também inovações como a Enia, a Assistente Inteligente da Eletronorte, e a versão Virtual do Centro de Operação, ou seja, uma reprodução digital do Centro de Operação Integrada de Geração e Transmissão – COI GT.