A Cemig, EDP e Petrobras foram incluídas no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World 2022/2023). Com base na análise de desempenho dos pilares de sustentabilidade, o DJSI lista as empresas que se destacam por suas práticas de gestão social, ambiental e econômica.

A EDP foi considerada pelo segundo ano consecutivo a companhia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice S&P Dow Jones Sustainability Index (DJSI). Com uma classificação final de 90 pontos (em 100 possíveis), a EDP chega a 15 anos consecutivos integrando o DJSI. No total de 27 critérios avaliados, há oito em que a EDP conseguiu a pontuação máxima de 100 pontos: materialidade, influência em políticas públicas, gestão de inovação, reporte ambiental, reporte social, cidadania/filantropia, riscos relacionados à água e oportunidades de mercado.

Entre as dimensões de sustentabilidade (ESG) que mais contribuíram para a boa performance destaca-se a de Governança & Economia, na qual a empresa conquistou a pontuação máxima em quatro dos nove critérios. A atuação em gestão da inovação também foi um diferencial, com a contribuição decisiva de projetos inovadores e relevantes para a transição energética, como é o caso do parque solar flutuante em Alqueva.

Por outro lado, na dimensão Ambiental, o segmento de transporte e distribuição registou o maior crescimento na pontuação (mais 23 pontos). Já na dimensão Social, o destaque vai para a prevenção, segurança e saúde no trabalho, que tiveram uma das melhores variações positivas este ano (mais 10 pontos), e para a gestão de relação com clientes (mais 11 pontos).

No mesmo sentido, a Cemig também foi incluída no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World 2022/2023). O presidente da companhia, Reynaldo Passanezi Filho, comemora a confirmação da permanência no índice e acredita que o reconhecimento se deu devido às boas práticas adotadas pela empresa há mais de duas décadas.

“A Cemig se mantém firme como referência de sustentabilidade, buscando um crescimento sustentável da própria companhia e possibilitando esse caminho também para o estado de Minas Gerais. É um compromisso que temos também com clientes e stakeholders. Dessa forma, parabenizo os nossos empregados que tanto se dedicaram para mais essa conquista, a inclusão no DJSI World há 23 anos consecutivos”, disse.

Para finalizar, a Petrobras também se qualificou para integrar o Dow Jones Sustainability Index World. A Petrobras obteve nota máxima nos critérios de relatório ambiental, riscos relacionados à água e relatório social. A companhia também se destacou nos critérios de ecoeficiência operacional, práticas trabalhistas e direitos humanos.