A Eletrobras e a Shell assinaram nesta quinta-feira, 15 de dezembro, no Rio de Janeiro, acordo de cooperação técnica para troca de informações para um possível coinvestimento no desenvolvimento e na operação de projetos de energia eólica offshore no Brasil. O objetivo é identificar áreas para uma possível parceria no desenvolvimento e na implementação de projetos.
As empresas observam que, em todo o mundo, a energia eólica offshore tem se mostrado uma fonte energética em expansão para a geração de energia renovável, impulsionada pelo apoio de políticas energéticas em resposta a preocupações ambientais e por avanços tecnológicos.
De acordo com o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, a geração de energia limpa e renovável faz parte do DNA da Eletrobras, que, agora, com sua capacidade de investimentos ampliada, busca a promoção da diversificação de sua matriz de geração. Segundo ele, a companhia avalia constantemente oportunidades de geração e conhecer novas fontes e tecnologias, mantendo o know how atualizado para absorver novas oportunidades de negócios de forma competitiva.
O diretor de Geração da Eletrobras, Pedro Jatobá, reforça que a empresa busca identificar potenciais de geração para o desenvolvimento de estudos que possibilitem a composição de uma carteira de estudos e projetos para o desenvolvimento futuro de negócios em geração de energia. Para ele, considerando que o eventual desenvolvimento de um projeto demanda estudos prévios sobre a viabilidade de áreas potenciais para a sua implementação, Eletrobras e Shell têm interesse em realizar de forma conjunta os estudos necessários.