A térmica Sykué está em processo de desmobilização. Localizada na cidade de São Desidério, na Bahia, colocou os equipamentos e as instalações à venda. O valor total dos ativos, disponíveis para compra na plataforma Superbid Exchange, é de R$ 35 milhões. Segundo a companhia, a UTE tem capacidade de gerar 30 MW de energia, o suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes, a termelétrica operou por 11 anos e encerrou as atividades em janeiro do ano passado, quando o contrato comercial foi finalizado.

A UTE  utilizava biomassa (capim elefante e cavaco de eucalipto triturado)  para a geração que era injetada na rede de distribuição local. No entanto, trata-se de uma usina padrão de biomassa, logo podem ser utilizados outros combustíveis, como o bagaço de cana-de-açúcar, informou a empresa em nota.

A extensão de toda a planta industrial contempla a alimentação e armazenagem de biomassa, caldeiraria para produção de vapor e periféricos, unidade de resfriamento de água do processo, turbina à vapor e gerador de energia e a subestação elétrica de entrega. De acordo com a empresa, a planta está hibernada e passa por manutenções realizadas regularmente, alocada exclusivamente para esse fim.