A Eneva definiu algumas alterações na sua estrutura organizacional, reorganizando a área de Operações nas diretorias executivas de Exploração, Desenvolvimento e Construção, Operação e Manutenção dos Ativos R2W e SSLNG e Operação e Manutenção de Ativos de Geração. Até então liderada por Lino Cançado, as novas divisões serão ocupadas por profissionais que já atuam na companhia, conforme informa o comunicado ao mercado.
Fausto Caretta foi o escolhido para a diretoria responsável pelo planejamento e execução do CAPEX dos projetos de crescimento orgânico, incluindo as atividades de E&P, Exploração Não Convencional, Planos de Desenvolvimento (Anebá e Juruá), Engenharia e Construção e Montagem. Na empresa desde o ano passado, atuou como diretor de Campos Maduros até então. Ele é Engenheiro Mecânico formado pelo Instituto Tecnológico de Buenos Aires, com Especialização em Programas de Desenvolvimento em Gestão pela Schlumberger, possui mais de 25 anos de experiência na indústria de O&G.
Na área ligada as atividades no Complexo Parnaíba, Azulão, incluindo a UTE Jaguatirica em Roraima, e pela nova linha de negócios da Eneva de venda de GNL em pequena escala (SSLNG), foi eleito Ricardo Pascotto. Ingressou em 2018 como gerente geral de Geração e passou à gerência de Projeto até 2021 (na construção de Jaguatirica II) e gerente geral de Desenvolvimento de Soluções GNL até então. É engenheiro mecânico formado pelo Unesp e possui mais de 30 anos de experiência em multinacionais, com vivência em diversos aspectos envolvendo projetos térmicos.
Já a área de O&M de Geração cuidará das termoelétricas a carvão, a gás que não utilizam gás próprio, ou seja, UTE Sergipe I e UTE Fortaleza, e a usina solar fotovoltaica Futura 1. Vilmar Carneiro, que integra a Eneva desde 2015, foi o escolhido para o cargo, após ter atuado como gerente de Produção até 2018 e como diretor de Operações do Complexo do Parnaíba até então. É Engenheiro Eletricista formado pela UFRJ com quase 40 anos de experiência na indústria de O&G.
Recursos Humanos
A companhia também informou no comunicado a criação de uma diretoria exclusiva para a área de Recursos Humanos, a ser comandada por Ricardo Matheus Santos a partir de 1º de fevereiro de 2023. Ricardo é Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal Itajubá (UNIFEI), com MBA Executivo pela COPPEAD (UFRJ) e Especialização em Digital Business na Universidade da Califórnia em Berkeley, Estados Unidos. As áreas de ESG, Saúde e Segurança e Comunicação permanecem sob a direção de Anita Baggio. As demais diretorias executivas mantêm-se inalteradas.