A Enel X fechou uma parceria com a startup Prospera para o fornecimento de energia solar compartilhada a micro e pequenos empreendedores. Segundo as partes, o modelo de negócio funciona como um programa de benefícios, em que os clientes contratam a energia pela plataforma e têm acesso a serviços financeiros, com destaque para uma máquina de pagamentos. À medida que o estabelecimento recebe os pagamentos, é acumulado um bônus que reduz o custo final da conta de luz, podendo até zerar essa despesa.
De acordo com a empresa, as usinas solares conectadas à plataforma são responsáveis por gerar créditos que servem para abatimento das faturas. Entre elas, estão as duas maiores usinas construídas pela startup no país, no município de Cruzeiro (SP), e que acabaram de ser adquiridas pela Enel X como parte do acordo. Juntas, as duas plantas possuem potência de 2,8 MW (33% de toda a capacidade instalada atual da Prospera) e atendem cerca de 150 clientes, algo como 30% da carteira da empresa.
As companhias informaram já estarem atuando em conjunto na prospecção de clientes no Ceará, e negociando projetos para expandir suas operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás a partir de 2023. Todo o investimento, montagem, manutenção da planta e a gestão dos créditos, assim como o relacionamento com distribuidoras, ficam a cargo das empresas.
Startup mira 350 MW até 2026
Em 2019, a Prospera iniciou suas operações investindo na construção de 36 usinas solares no país, somando 8,5 MW para 490 clientes em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Postos de combustíveis, padarias, farmácias, restaurantes, mercados, comércios em geral, pousadas e academias de ginástica estão entre os principais segmentos atendidos.
Uma operação preliminar por meio da parceria com a Enel X viabilizou 45 MW contratados para o ano que vem. Isso vai permitir atender cerca de 3 mil clientes, uma base seis vezes maior do que a atual. Ademais a expectativa é chegar a 350 MW até 2026.