A Gás Natural Açu (GNA), joint venture formada pela Prumo, BP, Siemens e Spic Brasil – anunciou que irá financiar a implementação de uma plataforma para desenvolvimento de projetos em energia renovável. Denominada Marketplace Solar, a ideia é que a nova ferramenta traga maior visibilidade aos projetos no estado, fomentando novos negócios e atraindo investimentos para o Rio de Janeiro.
Desenvolvida pelo IAG-Escola de Negócios da PUC/RJ, a plataforma tem como objetivo integrar os consumidores que desejam investir em geração distribuída solar, situados no estado do Rio, através de fornecedores de equipamentos, terrenos, materiais e toda cadeia necessária para a viabilização dos empreendimentos.
A iniciativa representa o primeiro projeto dentro do mecanismo de compensação energética, possibilitada graças ao decreto estadual 45.308/2015, regulamentado em setembro deste ano, o qual concede tratamento tributário especial para usinas de geração. Segundo o texto, empresas beneficiadas pela isenção tributária na aquisição do gás natural devem investir pelo menos 2% do custo variável relativo ao combustível em projetos renováveis como mecanismo de compensação energética. Estes recursos podem ser utilizados também em projetos de conservação de energia em prédios públicos, iluminação pública ou de monumentos de interesse turístico ou ainda em estudos sobre o setor energético no estado.