Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica refutou a acusação de que distribuidoras têm dificultado o pedido de acesso para conexão de sistemas de geração distribuída. O relato foi feito na semana passada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica que apresentou junto a Agência Nacional de Energia Elétrica reclamação pedindo providências na fiscalização dos descumprimentos de prazos. De acordo com o presidente da associação que representa as concessionárias, Marcos Madureira, pode ter havido algum tipo de intermitência nos sites devido à alta demanda, e negou que de forma alguma houve interrupção no serviço.

Na última quinta-feira , 22 de dezembro, a Absolar revelou que as reclamações dos associados aumentaram de forma significativa nos últimos dias. Segundo a associação, os websites da Cemig, Coelba, EDP e Energisa destinados para a solicitação de acesso estavam fora do ar ou apresentaram falhas. A associação que apresentou a reclamação também citou que os problemas acontecem em momento considerado decisivo e que não chegam a ser uma novidade.

Madureira, da Abradee, contou em entrevista à Agência CanalEnergia que o volume de solicitações este ano às distribuidoras vem crescendo de forma exponencial e que em outubro chegou a dobrar na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já segundo dados de  novembro duplicou quando comparado a outubro, fator que pode explicar essa instabilidade. Ainda segundo ele, há relatos de distribuidoras que em dezembro o efeito não ficou menor.

“Há uma distribuidora que só no dia 24 de dezembro foi de 700 para 2.500 pedidos diários. Esse volume provoca intermitência no sistema”, avalia. O presidente da Abradee destaca que quem entrou no site, mas não conseguiu acesso, teve a tentativa registrada em backlog, o que será considerado pela concessionária.

Outro ponto destacado por Madureira é que o site para solicitação de acesso a GD é uma facilidade criada pelas distribuidoras. Dessa forma. os usuários podem fazer os pedidos de forma virtual e não presencial. Para ele, as queixas foram problemas pontuais e que foram corrigidos e estão sendo devidamente gerenciados. Há casos ainda de erros na documentação apresentada, o que também atrasaria o processo de solicitação.

O presidente da Abradee também rebate a ideia de que haveria um alto número de reclamações de consumidores na Aneel contra as distribuidoras por conta dos prazos para GD. Segundo ele, esse tipo de queixa é 0,2% do número de conexões realizadas nos últimos 12 meses. “É um número muito baixo”, argumenta.

Ainda de acordo com Madureira, a distribuidora não sabe de onde virão as solicitações. Em muitos casos, uma região pode ter um alto volume de pedidos que exigirá um estudo para reforços de equipamentos de rede e adequações. Ele aproveitou para ressaltar o trabalho das concessionárias nas redes de distribuição que vem permitindo que a GD no Brasil seja instalada e venha batendo sucessivos recordes ao longo dos últimos anos.