A usina Itaipu Binacional registrou na última terça-feira, 27 de dezembro, às 16h13, uma nova marca histórica na geração de energia acumulada. Foram 2,9 bilhões de MWh produzidos desde que a usina começou a operar, em maio de 1984. Para níveis de comparação, segundo Itaipu, esse volume seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 46 dias; o Brasil por seis anos e um mês; Paraguai por 167 anos; Estado de São Paulo por 22 anos e cinco meses; Minas Gerais por 52 anos; e Paraná por 90 anos e cinco meses.

Em nota a geradora aponta que a nova marca  representa garantia de potência para suprir a necessidade em momentos em que as fontes solar e eólica, que vem liderando a expansão da geração,  não forem suficientes.  Isso porque, se houver qualquer necessidade de aumento de produção, como à noite ou um período sem ventos expressivos, as unidades geradoras da UHE binacional conseguem entrar em plena operação em poucos minutos.

Tal agilidade, diz comunicado da usina, faz de Itaipu uma garantia de suprimento em momentos de picos e com maior consumo, funcionando como uma imensa bateria para a tranquilidade energética do país. Nos últimos 12 meses, a hidrelétrica binacional respondeu por 8,6% do suprimento de eletricidade do mercado brasileiro e 86,3% do paraguaio.