A Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu prorrogar por mais 45 dias o cronograma da Primeira Chamada Pública de Sandboxes Tarifários. A extensão do prazo da Etapa 4 vai até 10 de fevereiro para que as empresas concluam suas propostas e os Comitês do Projeto de Governança possam ser estruturados para a realização das atividades subsequentes, as chamadas etapas 5 e 6. Estas também receberam novas datas.
A primeira chamada foi iniciada em 29 de agosto deste ano com a divulgação de edital com especificações para projetos experimentais que envolvem faturamento diferenciado para os consumidores de energia. Foram recebidas manifestações de dez grupos reunindo 33 distribuidoras que apresentaram 22 temas para participação. Esta é a primeira de três chamadas públicas previstas pela Aneel até 2026. A partir dos resultados, a agência contará com estudos que servirão de base para monitoramento, comparações e eventuais mudanças no faturamento da energia.
Com os ajustes, as próximas etapas serão as seguintes: a quinta etapa que é a de avaliação técnica inicial dos subprojetos pelo Projeto de Governança e submissão para a Aneel, vai até o dia 13 de março. Já a sexta e última etapa – de avaliação dos subprojetos e aprovação do início dos sandboxes – vai até 18 de abril. O Sandbox é um ambiente seguro para realização de testes.