A B3 anunciou no último dia 28 de dezembro de 2022 a 18ª carteira para o Índice de Sustentabilidade Empresarial 2023 e das 70 ações que constam da lista final, 16 são de empresas com atuação no setor elétrico. Estão na lista Aeris, AES Brasil Energia, Cemig, Copel, Cosan, CPFL, Cteep, EDP, Eletrobras, Eneva, Engie, Light, Neoenergia, Raízen, Vibra e Weg.
O ISE B3, criado pela Bovespa em 2005, tem por meta ser o indicador do desempenho médio das cotações dos ativos de empresas selecionadas pelo seu reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial. O índice é considerado pioneiro na América Latina e é o quarto sobre o tema no mundo, selecionando companhias que apresentam alto nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, geração de valor compartilhado, governança corporativa, capital social, humano, meio ambiente e mudanças climáticas.
O índicador serve de apoio para os investidores na tomada de decisão e atua como indutor das melhores práticas na área, uma vez que as práticas ESG contribuem para a perenidade dos negócios.