A Cegás e a Portocem assinaram contrato para a construção de um gasoduto que levará gás natural para a termelétrica que será implantada na Zona de Processamento de Exportação, empresa do Complexo do Pecém. O investimento estimado pela Cegás é de cerca de R$ 81,2 milhões, o ativo terá 11 km de extensão, de uma unidade de aquecimento, de uma estação de recebimento e de uma estação de entrega e medição.
A distribuidora receberá o insumo de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação, que será agregada pela Portocem. Pelo contrato, o gasoduto será usado pela térmica por um período de 15 anos.
O consórcio Portocem foi o vencedor do 1º Leilão de Reserva de Capacidade de Potência, em dezembro de 2021, e investirá R$ 4,7 bilhões para a instalação de uma usina termelétrica, que terá potência de 1.571 MW. O prazo estimado para a implantação do projeto é de três anos e meio, com a geração de 1.700 empregos diretos durante a obra. Será implantada ainda uma linha de transmissão com 8 km de extensão que conectará a usina ao Sistema Interligado Nacional, através da Subestação de Pecém 2.
Além de abastecer o complexo, o gasoduto permitirá a conexão com outros consumidores, permitindo que a região vire um hub de gás natural e atue como âncora para a atração de outros investimentos para o estado do Ceará.