O Grupo Equatorial Energia divulgou na última terça-feira, 3 de janeiro, o plano de ações para a gestão da distribuição de energia elétrica em Goiás, que tem cerca de 3,3 milhões de consumidores, concessionária que assumiu depois de aquisição junto à Enel. Entre eles, está o Plano 100 dias onde serão feitos investimentos estruturais na melhoria de distribuição de energia e atendimento à demanda reprimida, com novas linhas de distribuição e subestações.

A Equatorial detectou que 44% das unidades transformadoras estão com sobrecarga, o que dificulta a conexão de novos clientes. Com isso o Plano de 100 dias projeta três novas subestações, três novas linhas de subtransmissão (46,7 quilômetros), 9,6 mil novas ligações de baixa e média tensão e outras 98,5 mil de baixa tensão. De acordo com o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda, as ações vão começar com iniciativas nas áreas técnicas, operacionais, comerciais e de relacionamento com os clientes.

Além disso, dentre as primeiras ações está a disponibilização de canais digitais que prometem agilizar o atendimento às demandas dos consumidores, de modo a reduzir o tempo e frequência de interrupção do fornecimento de energia.

A empresa também apresentou um centro de operação integrado (COI), que coordena ocorrências sobre fornecimento. O consumidor terá à disposição canal direto de WhatsApp, agências e aplicativo, além de site e call center. A primeira etapa prevê, ainda, melhoria do padrão tecnológico das redes de distribuição e investimento em automação de redes e subestações.