A CEEE Grupo Equatorial investiu cerca de R$ 2 milhões em uma série de ações para melhorias na qualidade e continuidade do fornecimento de energia durante o período mais quente do ano em Capão da Canoa, litoral norte do Rio Grande do Sul. As obras que integram o Plano Verão beneficiarão diretamente mais de 50 mil habitantes da cidade, aliviando ainda a demanda para outros 18 municípios atendidos pela concessionária na região.

Uma das atividades foi a conexão de uma subestação móvel à unidade de Capão Novo, aumentando em 75% sua capacidade. Desta forma, a companhia eleva a disponibilidade de energia e auxilia a demanda das subestações Capão Novo e Atlântida Sul, que suprem Capão da Canoa. Outra unidade móvel foi instalada em Arroio do Sal.

Outra obra importante finalizada foi a construção de uma nova rede de distribuição na Estrada do Mar, com 8,5 km de cabos de alumínio, menos visados pelos furtadores de rede, a partir da mesma subestação de Capão Novo. A construção, além da linha, compreendeu a instalação de 245 postes nas margens da rodovia e se torna mais uma fonte de suprimento e conexão entre os municípios de Capão da Canoa e Xangri-Lá.

SE móveis podem atenuar situações emergenciais e ajudar em ações de ampliação, manutenção e modernização de ativos (Equatorial)

Operação

Também foram realizadas ações e planejamentos prévios de inspeção e planejamento para o Plano Verão, buscando maior agilidade no atendimento à população, solidez na operação e continuidade no fornecimento. Entre elas, estão o aumento de efetivo de plantão, vistoria e reordenamento de equipamentos, implantação de novas tecnologias, substituição de postes e ações de poda e manejo de vegetais próximos à rede elétrica.

A CEEE Grupo Equatorial também entregou a ampliação de duas subestações de energia no litoral norte, que trarão maior disponibilidade de energia e aliviarão o sistema elétrico. As unidades de Santo Antônio da Patrulha e Osório tiveram suas capacidades aumentadas em 60%, cada, beneficiando 50 mil clientes nos dois municípios e nos outros 17 da região.