A Celesc abriu as inscrições para seu Programa de Eficiência Energética. A ação prevê a destinação de recursos a projetos que visem à redução do desperdício de energia com ações como troca de equipamentos, realização de treinamento e capacitação, reciclagem e uso de fontes renováveis. As propostas devem ser entregues até 16 de abril de 2023, com envio exclusivo pelo sistema de gestão de Chamadas Públicas, no site da Celesc.
Segundo a empresa, para 2023 o edital prevê R$ 2,5 milhões para projetos de clientes industriais e residenciais. Outros R$ 2,5 milhões estão previstos para as demais categorias, sendo elas: Comércio e Serviços; Poder Público; Rural; Serviços Públicos; e Iluminação Pública. Poderão ser beneficiados todos os consumidores atendidos na área de concessão da Celesc com registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e que estejam em dia com suas obrigações legais perante a empresa.
Para participar desta chamada as propostas de projetos devem estar pautadas em ações de melhoria de instalação, que são ações realizadas em instalações de uso final de energia elétrica envolvendo a troca ou melhoramento do desempenho energético de equipamentos e sistemas. Projetos que contemplem, além das ações de melhoria, a inclusão de geração de energia elétrica a partir de fontes incentivadas também poderão participar do processo de seleção.