O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) conseguiu substituir todo o sistema de captação das três áreas que gere na Serra do Amolar, as RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) Acurizal, Engenheiro Eliezer Batista e o Sítio Serra Negra, bem como o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense por geração solar fotovoltaica. O projeto contou com o apoio da Agromamoré, CENEGED e Energisa.

Com a mudança, toda a energia usada para o bombeamento e tratamento da água é feito com o uso de energia limpa. Até então, eram utilizadas bombas e geradores que dependiam de combustível líquido para funcionar.

A estimativa da entidade é de que essa instalação do sistema de geração de energia para o bombeamento e tratamento da água vai proporcionar uma economia anual de mais de R$ 50 mil. A iniciativa também será fundamental para o reflorestamento das áreas atingidas pelos incêndios de 2020. A água bombeada tem sido utilizada no viveiro de mudas instalado na Serra do Amolar, que tem produzido as mudas que serão plantadas para recuperação da vegetação local.