A Chesf anunciou que irá aumentar gradativamente a saída de água dos reservatórios de duas hidrelétricas a UHE Sobradinho (BA, 1.050 MW) e a UHE Xingó (AL/SE, 3.162 MW) até a próxima sexta-feira, devido à declaração de situação de controle de cheia na Bacia do Rio do São Francisco pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A empresa esclareceu que o reservatório de Sobradinho iniciou nesta segunda-feira, 9 de janeiro, a liberação de 1.800 metros cúbicos por segundo (m³/s), com aumentos gradativos de 500 m³/s por dia, atingindo na quinta-feira (12 de janeiro) 3.000 m³/s. Xingó terá o mesmo aumento gradual de vazão, indo de 1.500 m³/s até atingir 3.000 m³/s, conforme tabela de programação abaixo.

A companhia destacou ainda que os valores informados são médios diários e que a Bacia do São Francisco se encontra no período úmido. Ano passado, em janeiro, chegou a ser liberado o volume de 4.000 m³/s pelos reservatórios de Sobradinho e Xingó, reafirmando a importância da não ocupação do leito do rio, considerando que a vazão de restrição do vale do Velho Chico a partir de Sobradinho é de 8.000 m³ /s.