A Cemig está investindo R$ 67 milhões em hospitais públicos e filantrópicos localizados na área de concessão da companhia até o final de 2024. O projeto é chamado de Cemig nos Hospitais e responsável pelos investimentos, faz parte do Programa de Eficiência Energética que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
De acordo com a distribuidora, somente em 2022 foram investidos R$ 9,7 milhões em 176 instituições de Minas Gerais. Nos próximos dois anos, o total dos recursos vai possibilitar a modernização, em todo o estado, de cerca de 500 mil lâmpadas, 50 autoclaves, 75 focos cirúrgicos, 50 calandras e 40 secadoras, sendo esses equipamentos fundamentais para a segurança dos processos de higienização de roupas e instrumentos hospitalares. Além disso, a companhia vai instalar 30 usinas solares fotovoltaicas.
A Cemig destacou que os ganhos em eficiência energética são somados à possibilidade de os hospitais reduzirem parte significativa de suas faturas de energia, já que historicamente essas instituições têm consumo elevado devido ao tipo de atividade. Como resultados, os recursos financeiros economizados podem ser revertidos em melhorias no atendimento à população ou demandas antigas. Ao final da execução do projeto, a Cemig estima uma redução de mais de 9 mil kW de demanda no horário de ponta do sistema elétrico e de cerca de 25 mil MWh economizados por ano.