A Chesf anunciou que a vazão da usina UHE Sobradinho (BA, 1.050 MW)) terá vazão de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s). Segundo a companhia, o aumento gradual da saída de água dos reservatórios ocorre devido à situação de cheia na Bacia do Rio do São Francisco.

No começo dessa semana, a Chesf afirmou que vai aumentar gradativamente a saída de água dos reservatórios das usinas de Sobradinho e Xingó, na Bahia e Alagoas, respectivamente. A operação segue as regras e diretrizes vigentes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ontem, 10 de janeiro, no reservatório foi confirmado o aumento do volume de água de 3,5 mil m³/s no sábado e domingo (14 e 15 de janeiro), passando para 4 mil m³/s na segunda-feira, dia 16.

A companhia ainda destaca que a bacia do Rio São Francisco se encontra no período úmido, reafirmando, assim, a importância da não ocupação do leito do rio, considerando que a vazão de máxima (de restrição) do vale do São Francisco a partir da UHE é de 8 mil m³/s.

Já no reservatório de Xingó, a liberação de ontem foi de 1,5 mil m³/s, com o mesmo aumento gradual de vazão, até atingir na sexta, 13 de janeiro a vazão de 3 mil m³/s.