O programa de inovação aberta Copel Volt encerrou o período de inscrições com um aumento de 30% na procura pelas startups interessadas em desenvolver soluções com o apoio da companhia de energia. Foram registradas 284 inscrições nesta que é a segunda edição do programa, contra 216 da estreia do programa.
Serão 30 startups selecionadas para apresentarem suas propostas à equipe de avaliação do Copel Volt. Destas, 15 serão selecionadas para a fase de bootcamp – uma imersão de três dias com as equipes da estatal paranaense para aprimoramento das ideias. Desse grupo serão escolhidas as cinco finalistas que receberão mentoria, suporte e um subsídio total de R$ 1,8 milhão para desenvolver a prova de conceito, ou seja, a aplicação prática dos projetos, o que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023.
Nesta rodada, os temas propostos estão relacionados ao futuro do setor elétrico, com foco na transição energética e nos compromissos com a governança e a responsabilidade socioambiental, bases da gestão ESG, dedicada aos cuidados com o meio ambiente, sociedade e governança. A participação é exclusiva para startups com soluções já em operação no mercado e exclusivamente, nesta rodada, empresas em fase de ideação ou pré-operação, consultorias, software houses e empresas tradicionais não foram aceitas.