Mais um caso de ataque a linha de transmissão de energia foi registrado. A ocorrência dessa vez aconteceu às 14h27min da última quarta-feira, 12 de janeiro, na torre 649 da LT 440kV – Assis – Sumaré, de propriedade da Taesa. A instalação fica localizada na cidade de Rio das Pedras (SP). A Agência Nacional de Energia Elétrica já está a par da situação e o fato também foi reportado ao o Ministério de Minas e Energia e autoridades de segurança.
De acordo com a Taesa, embora tenha ocorrido a tentativa de derrubada da torre, os danos provocados não resultaram em interrupção da prestação do serviço. As equipes da transmissora estão atuando na recomposição do ativo, com o objetivo de evitar outros danos.
Desde os ataques às sedes dos Três Poderes por grupos bolsonaristas no último domingo, estão sendo identificados atos de vandalismo em torres de transmissão no linhão de Itaipu e de LTs na região Norte, pertencentes a Furnas, Evoltz e Eletronorte. Por conta disso, o governo decidiu criar um gabinete de monitoramento para preservar a integridade física e cibernética das empresas do setor presentes na operação do sistema.
Nesta sexta-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, terá uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na pauta dos trabalhos está a situação do setor diante desses ataques, e ainda, a discussão do segundo escalão do MME que ainda não foi anunciado, confirmou a assessoria do ministro à Agência CanalEnergia.