A UHE Itaipu abriu no último sábado, 14 de janeiro, a partir das 6h, as comportas para vazão e controle do nível do reservatório e segurança da barragem. O vertimento é de 1.400 m³ de água por segundo, equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu. A previsão é que o vertedouro, que teve sua última abertura em outubro de 2021, para controle do nível do Rio Paraná, opere pelos próximos dez dias.
De acordo com a geradora, a medida foi necessária para dar segurança à barragem da Itaipu, devido ao aumento do nível do reservatório causado pelas chuvas acima da média ao longo do mês de janeiro. Em muitas bacias, planos de controle de cheias e vertimento já estão sendo acionados, como o que vem acontecendo nas usinas do Rio Madeira, no complexo Belo Monte, e nas bacias do Rio São Francisco e do Rio do Grande.
Ainda segundo a Binacional, com a recuperação significativa dos reservatórios da Região Sudeste, que ficam acima do reservatório da Itaipu, toda esta água está chegando na usina hidrelétrica de Itaipu e como não há demanda energética no Brasil e no Paraguai, a água não é utilizada para produzir energia e, por isso, é vertida. No último sábado, estavam em funcionamento quinze unidades geradoras e quatro estavam disponíveis para entrar no sistema assim que necessário. Uma estava parada para manutenção.
A operação levou à visitação de mais de duas mil pessoas, entre turistas e moradores de Foz do Iguaçu (PR), para ver o espetáculo das águas produzido pela abertura do vertedouro. O Complexo Turístico Itaipu chegou a fazer uma operação especial com um ônibus exclusivo saindo do Centro de Recepção dos Visitantes direto para o Mirante do Vertedouro.