A Unilever anunciou o início da geração de energia renovável com biomassa de eucalipto para a produção na sua fábrica de Indaiatuba (SP), a maior de produção de detergente em pó do mundo. A empresa descreve que o investimento no projeto é de R$ 48 milhões, e calcula que a planta tem capacidade para produzir 30 Gcal/ h de energia e reduzir a emissão em 37 mil toneladas de CO2 por ano.
O projeto consistiu na construção de uma planta de geração a biomassa composta pelo sistema de transporte do material, a estação de tratamento de água, a fornalha, o tambor de vapor, filtros multiciclones e ventiladores. A ComBio vai fornecer o eucalipto que possui a certificação ‘Madeira Legal’ e será entregue em forma de cavaco. O consumo médio é de 216 toneladas por dia, mobilizando cerca de oito caminhões cheios do material diariamente no empreendimento.
A nova planta tem elevado nível de eficiência ao mesmo tempo que elimina o uso de combustíveis fósseis. Todos os funcionários envolvidos na operação receberam treinamento de cerca de 220 horas, abrangendo os quadros operacional, técnico e administrativo. O desenvolvimento dos times foi realizado pela equipe de engenheiros da fábrica e técnicos da fabricante da fornalha e envolveu análises de dados para o uso de inteligência artificial na gestão técnica, o uso de softwares de simulação de processos e análises de dados. A companhia criou uma sala de treinamento digital com computadores para fazer as simulações e maquetes 3D para as análises virtuais da área.
A fábrica recebeu a certificação de “4ª Revolução Industrial Avançada” pelo Fórum Econômico Mundial, foi desenvolvida em menos de dois anos, e possui alto nível de automação industrial.