A Cubico Sustainable Investments (Cubico) assinou um acordo com a ZEG Energias Renováveis para a aquisição do Projeto Sobral, um parque solar de 1 GW em desenvolvimento nos municípios de Sobral e Santana do Acaraú, no Ceará. A previsão é de que o ativo gere cerca de 2.000 GWh por ano, energia equivalente ao abastecimento de 1 milhão de residências.
Segundo o acordo, as empresas irão desenvolver conjuntamente o projeto, incluindo a negociação dos contratos para a construção do parque e contratos de suprimento de energia com terceiros. Este é o primeiro investimento em projetos solares da Cubico no Brasil, que afirmou seguir com planos de crescimento do portfólio via aquisições e desenvolvimento de projetos fotovoltaicos e eólicos onshore. Como parte do Grupo Capitale, a ZEG tem o potencial de alocar a energia através de contratos no mercado livre de olho em potenciais clientes com objetivos ESG.
A Cubico foi assessorada pelo Machado Meyer (Legal), RINA (Técnico) e KPMG (Due Diligence e Revisão do Modelo). A ZEG por sua vez foi assessorada pelo Trench Rossi Watanabe (Legal) e Virtus BR Partners (Financeiro). A efetiva conclusão da operação permanece sujeita ao cumprimento de determinadas condições precedentes, compatíveis com operações da mesma natureza e incluindo, mas não se limitando a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).