A Unigel anunciou novos investimentos relacionados ao seu projeto de hidrogênio verde em escala industrial, com projeções que chegam a US$ 1,5 bilhão. Localizada em Camaçari, no estado da Bahia, a unidade deverá ser inaugurada até o final deste ano. A fábrica do energético terá investimentos em três fases. Na primeira fase, já em construção, o investimento é de US$ 120 milhões e contará com a tecnologia de eletrólise de alta eficiência da alemã Thyssenkrupp Nucera. De acordo com a empresa, até 2027, a capacidade instalada será de 100 mil toneladas anuais de H2 verde.

Atualmente, a companhia segue negociando parcerias, linhas de financiamento e acesso ao mercado de capitais por meio de um IPO para garantir a competitividade e realização das novas fases do projeto. A Unigel também opera um dos dois únicos terminais de amônia no Brasil, localizado no porto de Aratu, também na Bahia

Assim que a operação começar, os produtos serão ofertados a clientes que encontram no energético verde e na amônia verde uma solução para seus desafios de descarbonização. Entre as aplicações estão o uso do hidrogênio na mobilidade, como combustível para diversos tipos de veículos, e como matéria-prima na siderurgia e no refino de petróleo. A amônia verde também deverá ser utilizada como combustível, em especial por navios graneleiros e porta-contêineres.

Rating  -A agência de classificação de risco Fitch Ratings manteve a nota de crédito em BB em escala global e AA- em escala local da Unigel, com perspectiva estável, após revisão. O resultado reflete a melhora do perfil de crédito da companhia.