A Neoenergia informou a retirada de mais de 22 toneladas de cabos e equipamentos de telecomunicações irregulares de 7.800 postes em todo o Distrito Federal ao longo de 2022. De acordo com a companhia, as principais áreas de atuação foram Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho, Guará e Samambaia.

A empresa ressaltou as ações integradas e do aumento do número de técnicos responsáveis pela fiscalização. Vale lembrar que além de garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população, a remoção desses fios de outros segmentos garante a segurança das pessoas e evita incêndios nos postes.

Os cabos desordenados pertencem a empresas de telefonia, internet e TV a cabo, responsáveis pela instalação e manutenção dos seus próprios fios. A concessionária esclarece duas situações em que faz a remoção da fiação: quando os fios são lançados sem autorização e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos, e quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida.

“O maior desafio é identificar as redes clandestinas e conscientizar as empresas de telecomunicações da importância de manter o ordenamento das suas redes”, explica Carlos Henrique de Moraes, diretor-superintendente de Operações da Neoenergia.

(Foto: Neoenergia Brasília)

Atualmente, 150 empresas de telefonia e internet possuem contrato com a distribuidora, número que a Neoenergia acredita ser bem inferior ao total de operadoras homologadas pela Anatel com permissão para atuar no Distrito Federal.

Reciclagem

Outra iniciativa realizada pela empresa desde o último mês de setembro é doar parte do material retirado das ruas – 18 toneladas no total – a empresas, como a SIA Recicla e NGB, responsáveis por fazer a reciclagem reversa, retornando os insumos à indústria. Além da redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos, a ação reduz a extração de matérias-primas do meio ambiente.