O Conselho de Administração do BNDES nomeou, quatro novos conselheiros. Foram indicados Carlos Nobre, Izabella Teixeira, Robinson Barreirinhas e Jean Uema. Eles assumem os postos anteriormente ocupados por Fábio de Barros Pinheiro, Heloisa Bedicks, João Laudo de Camargo e Sonia Consiglio, que renunciaram a seus mandatos.

Dois dos novos conselheiros têm relação com o meio ambiente e a questão climática. Carlos Nobre é reconhecido climatologista foi secretário de Pesquisas e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e presidente da CAPES. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha. Nobre foi um dos autores do Quarto Relatório do IPCC, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 e participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).

Já Izabella Teixeira foi ministra do Meio Ambiente e liderou a delegação brasileira nas negociações do Acordo de Paris (2015) e do Protocolo de Nagoya (2010), além de ter sido líder-chave da Conferência Rio + 20 (2012). Atualmente é copresidente do Painel Internacional de Recursos Naturais – IRP/ON e membro do Conselho de Assuntos Econômicos e Sociais – DESA/ONU.

Jean Uema, por sua vez, é servidor do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2000. Foi subchefe de Assuntos Parlamentares (Supar) da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI) e consultor jurídico do Ministério da Saúde. E Robinson Barreirinhas é procurador de carreira da Prefeitura de São Paulo, onde também exerceu o cargo de secretário adjunto de Negócios Jurídicos. Atuou como secretário municipal de Negócios Jurídicos de São Paulo, além de assessor no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo.