A Petrobras confirmou em nota que será realizada na próxima quinta-feira, 26 de janeiro, reunião do Conselho de Administração da empresa que terá entre os assuntos da pauta a indicação de Jean Paul Prates para a presidência da estatal. Ele foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de forma oficial em 4 de janeiro. Atualmente, a companhia é presidida interinamente pelo diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção, João Henrique Rittershaussen, até a eleição e posse de novo presidente.

Prates, se aprovado no processo de governança da Petrobras, vai substituir Caio Mário Paes de Andrade, que renunciou ao cargo de presidente e de conselheiro da companhia. O trâmite para a eleição foi estabelecido no Decreto 8.945, de 2016, que regulamenta a Lei das Estatais.

A indicação é submetida ao processo de governança interna, observada a política de indicação de membros da alta administração, para a análise dos requisitos legais e de gestão e integridade e posterior manifestação do comitê de elegibilidade da empresa. Todo o trâmite levar pelo menos 30 dias, e a expectativa do governo é de que a posse do ex-senador aconteça em fevereiro.