A Agência Nacional de Energia Elétrica prorrogou a vigência da tarifas atuais da Energisa Borborema de 4 de fevereiro a 27 de agosto, em razão do agrupamento da área de concessão da distribuidora com a Energisa Paraíba. A fusão autorizada pela Aneel em setembro do ano passado deverá ser concretizada a partir em 1º de maio desse ano, e nova data de reajuste da distribuidora será 28 de agosto.

A Borborema vai receber, de fevereiro a julho, R$ 521,9 mil mensais em recursos da Conta de Desenvolvimento Energético, para custear os descontos retirados da estrutura tarifária. Os efeitos resultantes da prorrogação serão calculados no processo tarifário com desfecho em agosto.

A empresa atende seis municípios na região de Campina Grande, que irão formar uma única área de concessão com os 216 municípios abastecidos pela Energisa Paraíba.

Agrupamentos

A Energisa também recebeu o aval da agência em 2022 para agrupar as áreas de concessão das distribuidoras de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. No caso das empresas do Sudeste, a operação foi concluída em 1º de dezembro.

O grupo de distribuição foi o primeiro a reunir concessionárias de distribuição em um só concessão, desde a criação da Aneel. Em 2017 foram agrupadas as  empresas Caiuá, Bragantina, Nacional, Vale Paranapanema (todas em SP) e Força e Luz do Oeste (PR), formando o que é hoje a Energisa Sul Sudeste.