Buscando diminuir a média de R$ 15 mil na conta de luz para produção mensal de aproximadamente 100 mil litros de cerveja e chope em Bonfim Paulista, distrito de Ribeirão Preto (SP), a Cervejaria Walfänger apostou em um sistema fotovoltaico composto por 220 módulos e capacidade de gerar 14,3 MW para o autoconsumo remoto da fábrica, escritório e pub da marca.

Projetado e instalado pela Blue Sol em um sítio no município vizinho de Brodowski, a previsão é que a usina proporcione uma economia de até 62% na conta de luz da localidade. A ideia original era fazer a implementação dos painéis em telhado, mas o espaço não suportava as dimensões necessárias.

De acordo com o sócio proprietário da Walfänger, Raoni Balieiro, o processo de fabricação das bebidas exige que o maquinário esteja em funcionamento pelo menos 9 horas por dia. Ele lembra também que as chamadas câmaras frias permanecem ligadas initerruptamente na cervejaria, e que o escritório administrativo e pub tem equipamentos de ar-condicionado em funcionamento durante todo o expediente.

“Em determinados períodos do ano, precisamos produzir 24 horas nos 7 dias da semana, o que fazia esse montante crescer ainda mais”, relata, reportando que após a instalação da UFV, há cerca de seis meses, a economia média mensal tem sido superior a R$ 9 mil.