A Celesc iniciou a abertura da Chamada Pública do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) junto à Aneel. Nessa edição o desafio será ampliado para oito eixos temáticos, visando o enquadramento para submissão dos projetos. As propostas podem ser enviadas até o dia 23 de fevereiro, por meio da plataforma Sparkx.
“A expectativa é de que os projetos envolvam novas tecnologias, uso de Inteligência artificial e transformação digital, sempre guiadas pelos pilares da originalidade, relevância, razoabilidade de custos e aplicabilidade”, resume a diretora de Planejamento, Controles e Compliance da Celesc, Pilar Sabino da Silva.
Podem participar da seleção instituições públicas ou privadas de ensino e/ou de pesquisa, universidades, empresas de consultoria, além de startups que fabriquem materiais e equipamentos e que apresentem em seu Estatuto Social/Contrato Social/Regimento, entre as suas atividades, pesquisa e desenvolvimento (conforme definição da Lei Complementar 182/2021). Além disso, as entidades interessadas também deverão comprovar experiência no assunto proposto.
Veja abaixo os desafios:
-Soluções dentro da cadeia de produção do Hidrogênio Verde, que contribuam com a redução do custo de produção, armazenamento e comercialização, entre outros.
-Desenvolvimento de proposta baseada no conceito de Cidade Inteligente incluindo 5G.
-Soluções inovadoras para projetos voltados a aplicações de sistemas de armazenamento de energia por baterias no sistema elétrico.
-Gerenciamento, monitoramento, fiscalização e monetização da infraestrutura compartilhada com as empresas de telecomunicações, com uso de inteligência artificial.
-Soluções inovadoras para inserir a Celesc no comércio varejista de energia elétrica, com desenvolvimento de aplicativos, tecnologias com inteligência artificial para análise de perfil de consumo, dados, monetização de dados, entre outros.
-Eletrificação da Frota de Veículos: Conversão de veículos à combustão; Exploração de novas tecnologias de baterias e motores elétricos; Criação de um modelo de negócio; Redução de custos; Lançamento de startup para colocar o produto no mercado.
-Desenvolvimento de tecnologias que utilizem recursos como inteligência artificial e que contribuam com a redução dos indicadores DEC e FEC.
-Projetos que envolvam produtos e tecnologias inovadoras para melhorar a segurança nas atividades dos eletricistas e que contribuam para mitigar riscos e zerar o número de acidentes de trabalho.
Mais informações no site de P&D da companhia.