Durante o Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, a Enel lançou o seu economic circulability, que é um indicador-chave de desempenho para medir a circularidade do grupo comparando seu desempenho econômico com seu consumo geral de recursos. A companhia se comprometeu a dobrar esse índice até 2030 em comparação com os níveis de 2020.
O compromisso da Enel de dobrar sua circularidade até 2030 está alinhado com seus esforços para desenvolver métricas que apoiem sua estratégia de transição para um modelo de negócios circular, juntamente com iniciativas como contratos públicos circulares com fornecedores e as métricas de circularidade desenvolvidas pela Enel X para seus clientes.
De acordo com o chief innovability officer da Enel, Ernesto Ciorra, medir a circularidade é parte integrante da estratégia industrial, competitiva e de sustentabilidade. Vale destacar que em 2015, a companhia começou a perceber que a economia circular poderia ser um driver estratégico e hoje medir a circularidade tem sido fundamental para implementar a estratégia circular da Enel.