A Neoenergia substituiu mais de mil medidores em Fernando de Noronha e agora eles contam com funcionalidades mais amplas que permitem atender solicitações remotamente. Além disso, a companhia também incluiu no processo a manutenção do sistema de telecomunicação na ilha, com equipamentos projetados especialmente para uma gestão precisa das redes elétricas
Diante deste cenário, a nova rede permite o acesso e monitoramento à distância dos níveis de tensão e corrente, além dos eventos e alarmes em caso de interrupção no fornecimento de energia, garantindo mais agilidade no atendimento dos processos operacionais no arquipélago. Os clientes que solicitarem a micro e minigeração Distribuída (MMGD), qualimetria ou tarifa branca poderão ter as solicitações atendidas sem a necessidade de realizar a substituição do medidor.
Todo esse processo faz parte do Projeto AMI Fernando de Noronha, vinculado ao Energia do Futuro (DSO). A Neoenergia Pernambuco mobilizou uma equipe do continente para instalação da rede de comunicação de radiofrequência (RF) na ilha e quatro equipes para instalação de cerca de 1 mil medidores de energia bidirecionais (capazes de medir a entrada e saída de energia), com inteligência computacional embarcada, no parque dos clientes de baixa tensão.