A Cemig iniciou a operação da subestação de transformação (SE Governador Valadares 5), uma subestação de chaveamento (SE Governador Valadares 7) e três linhas de distribuição para interligar as subestações novas às já existentes. O empreendimento faz parte do Programa “Mais Energia” com investimento de cerca de R$ 50 milhões.
Segundo a distribuidora, além de Governador Valadares, os clientes das cidades de Alpercata e Periquito também vão perceber a melhoria na qualidade do fornecimento de energia. Somente a nova subestação Governador Valadares 5 vai possibilitar um incremento de 50MVA de energia na região, o suficiente para atender uma demanda de 100 mil clientes, destacou a companhia. Já a SE de chaveamento, Governador Valadares 7, elevou a flexibilidade operativa do sistema elétrico regional, permitindo a transferência de cargas entre as subestações adjacentes por meio das novas linhas de distribuição construídas.
Completam a série de obras na cidade, os três novos trechos de linhas de distribuição de 138 KV : LD Governador Valadares 5 – Governador Valadares 7, LD Governador Valadares 2—Governador Valadares 7 e LD Central de Minas – Governador Valadares 7. Os trechos somam cerca de 30km de linhas construídas, com 150 MVA de potência.
A Cemig destacou ainda que outras obras estão sendo feitas no Vale do Rio Doce, como por exemplo, na região de Coroaci, que também está recebendo uma o programa “Mais Energia”. As subestações Coroaci 2 e 3 vão, juntas, proporcionar um incremento na disponibilidade de energia de 35 MVA, o que é suficiente para atender 70 mil unidades consumidoras.
Quatro novas linhas de distribuição ligando as subestações da localidade entre si, além da ligação com a usina de Tronqueiras e com a subestação de Peçanha 2, fazem parte do plano de investimento que está propiciando melhoria no fornecimento de energia para os clientes das cidades de Virgolândia, Sardoá, Santa Efigênia de Minas, Peçanha, Nacip Raydan, Coroaci e os distritos de Governador Valadares: Santo Antônio do Porto e Santo Antônio do Pontal.