A Aliança pela Mobilidade Sustentável, liderada pela 99 e formada por outras 12 empresas do setor de transporte, realizou testes com veículos eletrificados no Brasil, usando São Paulo como pólo. A iniciativa, que foi fundada em abril de 2022, soma mais de R$35 milhões investidos e já impactou cerca de 60 mil passageiros com uma frota de 450 carros eletrificados (entre híbridos e elétricos), em 40 mil viagens pelo aplicativo da 99.

A companhia informou que em seu primeiro ano de atuação também inaugurou o primeiro posto 100% elétrico do Brasil, por meio da EZ Volt, em parceria com a Vibra e a própria 99. Além disso, lançou um programa de locação de veículos elétricos com a Movida, em que os motoristas parceiros da 99 tiveram a locação facilitada, com descontos de até 50%. Isso, somado à economia de combustível do motorista, proporcionou redução de até 25% nos custos operacionais dos parceiros, calculou.

A empresa lembra que seus esforços pela eletrificação estão em linha com uma tendência de mobilidade divulgada em um estudo McKinsey, realizado em outubro de 2022. Segundo os dados da consultoria, as transportadoras por aplicativo e os seus motoristas parceiros devem ser um dos principais líderes para a adoção de carros elétricos no Brasil.

A 99, por meio da Aliança, destacou que tem metas definidas como: aumentar a participação dos veículos eletrificados entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje está em 2%), contribuir para a criação de 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 2 mil), chegando a 10 mil para este período.