A Isa, empresa multilatina e acionista controlador da Isa Cteep, obteve a certificação de carbono neutro do Instituto Colombiano de Normas Técnicas e Certificação (ICONTEC), nos escopos 1 e 2 (Operação e Manutenção de Ativos, excluindo perdas técnicas) para suas 11 empresas, incluindo a transmissora no Brasil. Com isso, mais de 48.000 km de circuitos de transmissão de energia, 7.000 km de fibra ótica e 714 km de rodovias na América Latina foram revisados e certificados para a implementação de ações de redução e compensação de emissões de gases de efeito estufa.

De acordo com a companhia, essa certificação, com validade de três anos, respalda os esforços da companhia não apenas em reduzir e compensar as emissões derivadas de sua operação, como também em gerar impacto ambiental positivo e voluntário contra os efeitos das mudanças climáticas.

Para enfrentar as mudanças climáticas, a ISA tem uma estratégia de longo prazo, e os primeiros passos desse compromisso foram dados em 2011, quando a empresa começou a medir, reduzir e compensar suas emissões. A partir de 2018, foram estabelecidas metas de redução de emissões em linha com os objetivos da Estratégia ISA 2030, cujo foco é a geração de valor sustentável. Em 2021, a companhia iniciou o caminho rumo à certificação de empresas em diferentes países: Colômbia, Chile, Brasil, Peru e Bolívia.