A Neoenergia investiu mais de R$124 milhões, em 2022, para promover o uso eficiente de energia elétrica nas áreas de concessão das cinco distribuidoras – Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF).

Segundo a companhia, quando comparado com total investido no ano anterior (R$ 96,7 milhões), o valor representa um acréscimo de 28,12%. Os recursos foram destinados por meio do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel. Entre os investimentos, a Neoenergia já realizou a trocou de mais de 700 mil lâmpadas por LED para clientes residenciais de baixa renda e mais de 143 mil em instituições que atendem as regiões das distribuidoras, além de instalar quatro sistemas solares fotovoltaicos de 242,78 kWp, em organização na Bahia.

A concessionária informou também que realizou ainda a substituição de 5.770 refrigeradores antigos, sendo a maioria para famílias afetadas pelas chuvas no Nordeste; outros foram doados para consumidores de comunidade isolada com geração em microrrede em Remanso (BA) e para pessoas atendidas pelo programa de atendimento domiciliar (homecare). Mais de 1.149 prédios públicos e assistenciais, como escolas e unidades de saúde, receberam ações de eficientização da companhia. As instituições tiveram mais de 286 mil lâmpadas substituídas e receberam a instalação de 35 sistemas solares fotovoltaicos, totalizando 2,6 MWp. Mais de 24 mil pontos de iluminação pública também receberam equipamentos LED em 45 municípios das áreas de concessão da Neoenergia.