A Vestas atingiu o marco de 5 GW de potência produzida no Brasil e, consequentemente, atinge 13 GW de capacidade instalada na América Latina. A conquista ocorreu na fábrica localizada em Fortaleza, no Ceará. Em pouco mais de três anos, foram produzidas 1.189 naceles (peça fundamental para o funcionamento dos aerogeradores), do modelo V150, com 4,2 MW e 4,5 MW de capacidade.
No final do ano passado, a companhia anunciou um novo acordo com a Casa dos Ventos, para alimentar 100% da produção de turbinas eólicas no Brasil até o final de 2024. Com o contrato, a Vestas também passou a consumir energia produzida por suas próprias turbinas, geradas pela parceira, com quem já atua há cinco anos.
De acordo com a empresa, sua primeira fábrica na América Latina, foi instalada em 2012 e vem passando por diversas mudanças para responder ao rápido crescimento do mercado eólico no Brasil. A mais significativa foi a sua remodelação total para produzir a plataforma V150. Reinaugurada em 2019, a fábrica em Fortaleza registra hoje 193 funcionários e a produção 100% voltada para o abastecimento do mercado brasileiro.
(Nota da Redação: Matéria atualizada às 14:47 horas do dia 07 de fevereiro de 2023, pois a empresa corrigiu informação fornecida após a publicação)