O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, nomeou Gentil Nogueira de Sá Junior, para o cargo de Secretário de Energia Elétrica; Thiago Barral para a Secretaria de Planejamento e Transição Energética e Pietro Adamo Sampaio Mendes para a Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia. As portarias de nomeação dos novos secretários foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 9 de fevereiro.

Gentil Nogueira é especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica, onde ocupava o cargo de Superintendente de Fiscalização de Geração. Ele é engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Itajubá (MG) com especializações em Direito Regulatório da Energia Elétrica e Análise de Impacto Regulatório – pela Universidade de Brasília.

Thiago Barral é servidor de carreira da Empresa de Pesquisa Energética, onde ocupa o cargo de presidente. É engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem também pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Pietro Adamo é especialista em Regulação da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Graduado em Química pela Universidade Federal Fluminense  e em Direito pela Unirio, tem Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ e pós-doutorado na Beddie School of Business (Simon Fraser University), do Canadá.