A Casa dos Ventos e a Comerc Eficiência firmaram uma parceria com a TransHydrogen Alliance para viabilizar a exportação de amônia verde produzida no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, cuja planta terá 60 hectares. Com todas as fases implantadas, terá capacidade de até 2,4 GW de eletrólise, produzindo 960 toneladas de hidrogênio por dia, o que possibilitará a produção de 2,2 milhões de toneladas de amônia por ano. A estimativa é que a produção da primeira fase seria exportada para a Europa por meio do Porto de Roterdã, na Holanda.

A companhia e a Comerc já assinaram um pré-contrato com o CIPP. Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos, vê a parceria como a união de forças com um grupo de empresas que poderá contribuir com o desenvolvimento tecnológico do projeto e com um portfólio de clientes internacionais. Para Marcel Haratz, Presidente da Comerc Eficiência, estar à frente de um projeto deste porte, com empresas europeias, coloca o Brasil em evidência e posiciona a empresa como um importante player no setor

De acordo com Paul Baan, CEO da THA, a companhia escolheu Pecém como um dos locais mais promissores para produzir e fornecer hidrogênio verde para Europa. Segundo ele, ao combinar forças, as parceiras proporcionam habilidades e capacidades de líderes da indústria em toda a cadeia, desde o fornecimento de energia renovável, tecnologia de produção, armazenamento e logística, transporte marítimo e entrega aos clientes no porto de Roterdã.