O Conselho de Administração da Celesc Distribuição aprovou a indicação do engenheiro Tarcísio Estefano Rosa para a Presidência da estatal catarinense. A decisão foi tomada durante reunião que também resultou na aprovação de Júlio Cesar Pungan, Cláudio Varella do Nascimento, Pedro Schmidt de Carvalho Junior e Ivecio Pedro Felisbino Filho como diretores da companhia. Tarcísio substitui o diretor comercial Vitor Lopes Guimarães, que assumiu a presidência interinamente no dia 20 de janeiro.
Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rosa possui especialização em qualidade e produtividade pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Acumula 40 anos de experiência no setor elétrico, tendo atuado como consultor para empresas produtoras e comercializadoras, como na TCE Consultoria e Serviços em Energia. Iniciou carreira na Eletrosul, em 1978 como engenheiro eletricista e gerente de termelétrica.
Em 1999, esteve à frente do Departamento de Operação e Manutenção da antiga Gerasul e, de 2000 a 2008 foi gerente do Departamento de Comercialização da Tractebel Energia, atualmente Engie. Nos anos seguintes, dedicou-se à Eletrobras, desenvolvendo atividades como diretor nas áreas de Geração, Transmissão e Distribuição da Eletrobras Amazonas Energia entre 2010 e 2014 e, em 2015 e 2016, como assessor da Presidência da Eletrobras CGTEE. Por fim, ocupou a presidência da Eletrobras Amazonas, posteriormente Amazonas Energia, entre 2017 e 2020.
Nova diretoria
O engenheiro eletricista e técnico em eletrotécnica Cláudio Varella do Nascimento irá comandar a diretoria de Distribuição (DDI) no lugar de Marco Aurelio Gianesini. Celesquiano desde 1986, ingressou na companhia como técnico de operação e manutenção de subestações na então Regional de Chapecó, onde também foi supervisor de Operação de Subestações. Nos últimos anos esteve à frente do Núcleo Alto Vale (NUVAL) e atuou como professor na Universidade Regional de Blumenau (FURB), no Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) e na Faculdade Senai. Como diretor de Distribuição da Celesc, Varella irá substituir
Já Júlio César Pungan assumirá a diretoria de Finanças e Relações com Investidores (DEF) em substituição a Marcos Antônio Pacheco. Graduado em teologia, possui formação técnica em contabilidade e pós-graduação em Administração Financeira. Com 45 anos de experiência no setor financeiro, acumula passagens pelo Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), Banco do Brasil e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Outra deliberação é Pedro Augusto Schmidt de Carvalho Júnior como novo diretor de Regulação e Gestão de Energia (DRG), no lugar de Fábio Valentim da Silva. Formado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é advogado da Celesc Distribuição desde 2006, tendo colaborado como consultor jurídico da Secretaria de Planejamento do estado e como professor no IESGF.
Por fim, Ivecio Pedro Felisbino Filho assume a área de Geração, Transmissão e Novos Negócios (DGT), cargo anteriormente ocupado por José Carlos Ferreira Junior. O novo profissional é formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua na Celesc desde 2006, passando pelos cargos de assistente administrativo e administrador, gerência da Divisão Comercial e Administrativa na Unidade de Tubarão, na Divisão de Clientes Corporativos da Celesc, entre outros.