A Agência Nacional de Energia Elétrica homologou o resultado parcial do leilão de energia nova A-5, confirmando a habilitação de 20 dos 21 vencedores da disputa. Também foi ratificada a contratação de energia no leilão de Reserva de Capacidade para uma das duas vendedoras do certame – a Global Participações em Energia.

O A-5 foi realizado em 14 de outubro de 2022 e contratou energia de fontes hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica e termelétrica a biomassa e a resíduos sólidos urbanos, para início de suprimento em 1º de janeiro de 2027. O preço médio de venda ficou em R$ 237,48/MWh, com deságio médio de 26,38% em relação aos preços iniciais. Os projetos tem investimento da ordem de R$ 2,9 bilhões.

Um dos vendedores do certame ainda está em fase de envio de documentação complementar para avaliação final da Aneel.

O leilão de capacidade aconteceu em 30 de setembro do ano passado, para atender a contratação compulsória de térmicas a gás natural estabelecida na Lei da Eletrobras. A ratificação foi feita para a Global Participações em Energia, proprietária da UTE Manaus I.

O processo da Sparta 300 Participações 2, a segunda vencedora do certame, ainda será analisado pela diretoria da Aneel. Segundo a agência, existem pendências a serem sanadas na documentação da empresa, que é responsável pelas UTEs Azulão II e Azulão IV.