A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a minuta de edital do leilão de transmissão marcado para 30 de junho. O certame vai ofertar 33 empreendimentos divididos em nove lotes, com investimentos previstos de R$ 15,8 bilhões.
Serão ofertadas 26 linhas novas e 1 seccionamento de linha com extensão total de 6.184 km. Os empreendimentos tem prazo de conclusão de 36 a 66 meses e ficarão localizados nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.
Os lotes de 1 a 7 são destinados à expansão do sistema de transmissão na parte sul da Região Nordeste e no norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, para garantir o escoamento da geração de energia renovável na região , especialmente de usinas eólicas e solares.
O Lote 8 vai aumentar a confiabilidade no atendimento a região metropolitana de Recife (PE), e o Lote 9 tem como função ampliar o sistema da região noroeste do estado de São Paulo, para escoamento de excedentes de geração fotovoltaica e biomassa.
O edital com as regras do certame segue agora para análise do Tribunal de Contas da União. A expectativa é de que o texto definitivo seja aprovado em maio, com eventuais ajustes sugeridos pela corte.