A AkzoNobel inaugurou sua primeira usina de energia solar fotovoltaica no Brasil. A unidade fabril, instalada em Recife, é responsável por atender a demanda de produtos da sua marca de tintas decorativas Coral nas regiões Norte e Nordeste.
Em uma planta de 11 mil m², a usina solar na unidade pernambucana conta com 1.580 módulos fotovoltaicos com capacidade de geração de 1.400 MWh/ano, energia suficiente para atender cerca de 600 residências/mês. De acordo com a companhia, a usina solar já está gerando 68% da energia utilizada pela empresa localmente.
O objetivo da multinacional holandesa é reduzir em 50% as emissões de carbono em suas próprias operações até 2030, impulsionando a eficiência energética contínua e promovendo a transição para 100% de energia renovável em todos as suas plantas globalmente. No Brasil, todas as operações da empresa já usam 100% de energia renovável. Segundo a empresa, no total, serão investidos cerca de R$ 4 milhões no projeto, que se juntam a mais R$ 13 milhões já investidos em Mauá (SP), na estação ReviveR de tratamento de efluentes, na qual 100% da água da fábrica é reutilizada, inclusive na produção de tintas.