fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A Alesta, braço financeiro da CPFL Energia que atua com crédito para pagamento da conta, chegou ao mercado em abril de 2021 com a promessa de auxiliar os clientes da distribuidora da CPFL que estão com dificuldades em quitar sua fatura de energia. Inicialmente lançada para os clientes da CPFL Piratininga, em 2022 a fintech expandiu e passou a atender também os clientes da CPFL Santa Cruz, passando em seguida para CPFL Paulista e com planos, de até junho de 2023, beneficiar todos os clientes do grupo nas quatro distribuidoras, incluindo a RGE.
Atuando de maneira 100% digital, a fintech realiza uma simulação e avaliação de crédito para o cliente em débito, podendo autorizar o pagamento da dívida em até 15 parcelas. Não existe a necessidade de uma parcela mínima ou máxima para a contratação do serviço. Dessa forma, o empréstimo é contratado e o valor é debitado diretamente nas próximas faturas da própria distribuidora, sem a necessidade de gerar um novo boleto.
Com a contratação do serviço, a CPFL recebe integralmente o valor da quitação da fatura em aberto e o cliente, que não precisa ter conta em banco ou mesmo utilizar o limite do cartão de crédito, consegue ficar em dia com a distribuidora de energia. Para Fernando Rocha Antonaglia, diretor da Alesta, o objetivo da fintech era facilitar a vida desse cliente que quer estar em dia com sua conta de energia, mas as vezes acaba passando por alguma dificuldade e acaba gerando atrasos ou dificuldades no pagamento. A outra motivação foi a disciplina do grupo CPFL em relação à redução no nível de inadimplência no setor.
“Até o final de 2023, queremos crescer em até 400% além de levar mais inovação para facilitar e apoiar os nossos clientes. Esta expansão por etapas é parte importante da nossa estratégia. Com ela, conseguimos entender e aperfeiçoar a jornada do cliente com suas necessidades, bem como características do público-alvo. Assim ampliamos a performance e integração dos ambientes digitais, além da estrutura de atendimento e regulatório para chegar em um modelo eficaz”, ressaltou Antonaglia.
Durante todo o ano fiscal de 2022, a Alesta fechou mais de 17.000 contratos, representando um montante de R$ 11,3 milhões de contas de energia que foram liquidadas com as distribuidoras do Grupo CPFL. No período de 12 a 31 de dezembro, a área de concessão da CPFL Paulista foi responsável por 2.122 clientes beneficiados, representando 66% do número total de contratos fechados em dezembro de 2022.
Os clientes que quiserem conhecer a plataforma e regularizar sua situação podem acessar o site da CPFL Energia e buscar a área de “débitos e 2º via de conta”, e posteriormente clicar na opção de “parcelamento”. O processo pode ser realizado também via App. Nas duas opções, é necessário realizar um novo cadastro e seguir todos os passos.