A Simple Energy entrou no mercado de energia renovável. O primeiro investimento, de R$ 14 milhões, está sendo realizado em sociedade com um fundo com expertise em geração solar compartilhada. Os projetos somam 10 MW de capacidade e se dividem em quatro usinas de 2,5 MW cada, sendo duas na cidade de Divinópolis e duas em Lagoa da Prata, ambas em Minas Gerais. Os empreendimentos entrarão em operação nos meses de abril e junho deste ano, cerca de 90% das obras estão concluídas e terão capacidade de atender até 4 mil residências. A empresa atua na comercialização e na assessoria e gestão de consumidores e de geradores, atendendo a quase 300 unidades de consumo e geração.
O diretor de operações e sócio da Simple Energy, Mauro Garcia, explica que a iniciativa é parte da estratégia corporativa de diversificação de riscos e de criação de valor sustentável da empresa. A companhia estuda outros investimentos no mercado de geração solar distribuída. Está sendo avaliada a construção de outras quatro usinas, somando investimentos de R$ 80 milhões. A maior parte do aporte será feita com capital próprio, mas outras formas de financiamento não estão descartadas, inclusive a chance da atração de novos sócios minoritários para o negócio.
(Nota da Redação: Matéria atualizada às 23 horas do dia 16 de fevereiro de 2023, pois a empresa alterou informações enviadas após a publicação)